top of page

Sobre Mim

Sou o Prof. Daniel Fernandes, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) (2022), com Especialização em Educação Formação do Educador, pela Universidade Estadual da Paraíba, Bacharel em Direito pelas - Faculdades Integradas do Tapajós (1999) e Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2002).

 

Com experiência na área de Educação,  e atuando no campo de pesquisa da Mídia-Educação, como educador e através do Instituto Mídia Educação da Amazônia-IMA, venho desenvolvendo em parceria com escolas e organizações não governamentais diversos projetos educativos. 

Atuamos em dois campos, o da mídia-educação e da educação ambiental, campos que se integram no conceito de educação socioambiental,  defendos ainda os principios das cidades educadoras, movimento internacional que defende a utilização de todo potencial educativo de nossas cidades, assim nos propomos:

 

a) Teorizar e praticar o conceito de mídia-educação, pois entendemos que tal conceito, é parte essencial dos processos de socialização das novas gerações, mas não apenas, pois deve incluir também populações adultas, numa concepção de educação ao longo da vida.

 

b) Utilizar todo o potencial educativo de nossas cidades, "hoje, mais do que nunca, as cidades ou as vilas, grandes ou pequenas, dispõem de inúmeras possibilidades educadoras, mas sobre os municípios também podem incidir forças e inércias deseducadoras. De uma forma ou de outra, a cidade apresenta elementos importantes para uma educação integral: é um sistema complexo e, ao mesmo tempo, um agente educativo permanente, plural e poliédrico, capaz de potencializar os fatores educativos e de transformação social. Na Cidade Educadora, a educação transcende as paredes da escola para impregnar toda a cidade. Uma educação para a cidadania, na qual todas as administrações assumem a sua responsabilidade na educação e na transformação da cidade num espaço de respeito pela vida e pela diversidade" (Carta das cidades educadoras).

 

c) Aplicar o conceito de alfabetização midiática e informacional (AMI) proposto pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como um modelo de formação dos cidadãos para promover o acesso equitativo à informação e ao conhecimento, promover sistemas de informação inclusivos e democráticos, tomar decisões e resolver problemas em diferentes áreas da vida.

 

d) Aplicar o conceito de “Educomunicação Socioambiental”. "Na definição do conceito, a indissociabilidade entre questões sociais e ambientais no fazer/pensar dos atos educativos e comunicativos é justamente ressaltada pelo termo “socioambiental”. A dimensão pedagógica, nesse caso particular, tem foco no “como” se gera o saber e “naquilo” que se aprende na produção cultural, na interação social e com a natureza.” (Soares, Ismar de Oliveira);

e) Através da criação produtos educacionais: Histórias em Quadrinhos, vídeos, podcast e produção de textos ser uma fonte de produção de conteúdo e de disseminação de informações e ações para a implementação da Agenda 2030 da ONU, em seu processo de implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) .

 

Assim através dos projetos educativos, pretendemos potencializar o desenvolvimento de  competências para que as pessoas possam acessar, compreender, analisar, avaliar e comunicar informações e mensagens midiáticas, de modo que um indivíduo alfabetizado seja crítico para com os conteúdos com os quais interage, conte com os seus conhecimentos para criar mensagens e esteja em condições de compartilhá-los de forma relevante no domínio público.

 

Trata-se de um elemento essencial dos processos de produção, reprodução e transmissão da cultura, pois as mídias fazem parte da cultura contemporânea e nela desempenham papéis cada vez mais importantes, sua apropriação crítica e criativa, sendo, pois, imprescindível para o exercício da cidadania.

Prof. Me. Daniel Fernandes

Formação

2020-2022

UFOPA

Mestrado em Acadêmico em Educação.
Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
Título: Educação escolar. TDICs, Mídia-Educação. Práticas Educativas. Ensino durante a Covid19, Ano de Obtenção: 2022.
Orientador: Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares.

2000-2002

UEPB

Especialização em Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: turismo e reorganização do espaço:uma análise das transformações no espaço urbano da Vila de Alter do Chão- Santarém-Pa.
Orientador: Dra. Irene Escher Boger.

1998-2002

UFPA

Bacharel e Licenciado em Geografia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.​

1998-2002

FIT (UNAMA)

Bacharel em Direito.
Faculdades Integradas do Tapajós-FIT (UNAMA), Brasil.​

Telefone

(11) 3456-7890

Email

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
bottom of page